Siga o nosso Twitter Participe da nossa comunidade no Orkut Confira o nosso canal no Youtube Volte para o início do Blog Saiba mais sobre a série Saiba tudo sobre as temporadas de Friends Confira a equipe do Blog Entre em contato conosco Image Map

A Série


Friends era uma série de TV norte-americana, criada por Marta Kauffman e David Crane, apresentada originalmente de 22 de setembro de 1994 a 6 de maio de 2004, num total de 238 episódios de 22 minutos cada, pela rede de televisão NBC, nos Estados Unidos. A série teve dez temporadas, contendo aproximadamente 24 episódios cada uma.

A série trata sobre a vida de um grupo de jovens que moram em Nova Iorque e que querem passar da melhor maneira os bons ou maus momentos de suas vidas. Ela mostra de uma forma criticamente cômica os mais atuais temas transcendentais da atualidade. Imediatamente após o seu sucesso nos Estados Unidos, o seriado passou a ser apresentado em todo o mundo com os mesmos resultados.

A história começa com quatro amigos, Chandler, Monica, Phoebe e Joey, conversando numa cafeteria chamada Central Perk. A medida que transcorre o início do capítulo piloto aparece o quinto personagem, Ross e posteriormente a sexta, Rachel. Este encontro dentro da cafeteria marca o começo de uma comédia baseada na amizade, triunfos e fracassos, do amor e futuro de um grupo de amigos na cidade de Nova Iorque.

Outro casal que rapidamente concentrou seu relacionamento foram Chandler e Monica que no passado passou por desenganos e amores não correspondidos, descobrem que eles são parceiro perfeitos e depois de um tempo escondendo sua relação, finalmente encontram a luz.

A canção tema "I'll be there for you", foi composta especialmente para a série por Michael Skloff e Allee Willis para o grupo The Rembrandts. Muitos fãs tiveram que comprar o álbum inteiro da banda porque inicialmente a canção não estava disponível em single. Um ano mais tarde, em 1995, o single foi editado, alcançando o primeiro lugar nas paradas britânicas e 17º na Billboard nos Estados Unidos.

A série se passa em Nova Iorque, com eventuais saídas a Barbados, Londres, Las Vegas, Tulsa, etc., mas os cenários mais comuns utilizados passavam-se nos apartamentos de Joey, Monica, Phoebe e Ross e também no Central Perk onde localizava a cafeteria, lugar onde ocorriam as imprescindíveis reuniões de todos os capítulos do seriado.

A maioria dos locais externos que apareciam na série ficavam num bairro de Nova Iorque chamado de Greenwich Village. Os novaiorquinos chamam este bairro carinhosamente de "The Village". É um bairro boêmio, de escritores e artistas e também visitados por muitos jovens, devido estar próximo da New York University. A animação nas noites nos cafés vão até altas horas da madrugada. A série conquistou muitas premiações entre as quais os prêmios Emmy, Globo de Ouro, People's Choice Awards, Screen Actors Guild Awards, entre outros.

Após o encerramento da série, Matt Le Blanc (Joey) continuou a saga de Friends sozinho num spin-off que levava o nome de seu personagem, Joey. Nesta série, ele consegue alguma coisa em Hollywood, e vai morar perto de sua irmã e seu sobrinho. A série foi encerrado em 7 de março de 2006. Friends é sem dúvida um dos maiores êxitos da história da televisão mundial, tanto que ao fim da décima temporada, cada um dos atores recebia U$ 1,000,000 por episódio, totalizando aproximadamente 18 milhões de dólares para cada um dos 6 atores principais na última temporada.

Somente com propaganda nos intervalos do episódio final, o que atraiu uma audiência de mais de 52 milhões de espectadores, custaram em média U$ 2,000,000 a cada trinta segundos, nos Estados Unidos e cerca de CAD$ 190,000 no Canadá. O show focou-se na vida do sexteto principal, e foi um dos únicos sitcoms até hoje a não ter um único personagem central, dividindo as histórias entre cada um deles. Por mais que em certo episódio um ou outro tivesse mais foco que o restante do grupo, ao longo da série todos eles tiveram a chance de brilhar.

Como por exemplo com a gravidez de Phoebe (4ª/5ª temporada); Joey com suas intermináveis aparições em filmes e novelas, até sua dolorida paixão por Rachel; Chandler com seus impériplos amorosos até seu casamento com Monica; Ross com seus três casamentos e amores fugazes; Monica com sua insistente tentativa de tornar-se uma chef de sucesso, e a constante abordagem do seu temperamento "único"; e também Rachel, que ao longo da série formou com Ross o casal mais recorrente, terminando ao lado dele depois de dez longos anos.

O seriado não explodiu em termos de audiência imediatamente, mas já na segunda temporada tornou-se um dos programas mais vistos dos EUA. De acordo com os atores, e até mesmo os criadores (em seus comentários em DVD) dizem que já na 4ª temporada a série estava no topo da cultura pop, a ponto de todos temerem pelo futuro, tal era a superexposição do elenco, aparecendo em centenas de capas de revistas de todo o mundo. Contudo, o sucesso continuou perene, e na temporada 2001-2002, Friends foi o programa mais assistido da televisão americana.

A fonte do sucesso, segundo os próprios atores e criadores, foi a união indiscutível, não havendo, que se conheça, qualquer guerra de egos, ou desentendimentos entre os atores com a produção e a NBC. Com relação aos astronômicos salários, é sabido que Lisa Kudrow foi a líder inconteste das negociações, chegando a afirmar que unidos eles eram mais fortes.

O episódio final da série, com 66 minutos de duração, foi classificado pelo Entertainement Tonight como o maior momento na TV dos EUA em 2004, e foi o segundo programa mais visto daquele ano naquele país, perdendo apenas para o Super Bowl. Contudo, não foi mais visto que outros fins de séries famosas como M*A*S*H (106 milhões de espectadores), Cheers (80.4 milhões) ou Seinfeld (76.3 milhões).

Nem mesmo foi o episódio mais assistido da história da série, pois esse recorde pertence ao episódio "Aquele depois do Superbowl", que foi ao ar em 28 de Janeiro de 1996, e atraiu 52,9 milhões de espectadores. Esse episódio teve participações especiais de astros como Julia Roberts e Jean-Claude Van Damme. Contudo durante a temporada de 2001-2002, Friends foi o programa mais assistido nos EUA de acordo com a Nielsen Ratings.

No Brasil, Friends possui grande audiência, apesar de ter sido exibido durante sua produção apenas por canais fechados (Sony e Warner Channel; neste último é exibido até hoje). Na TV aberta, já foi exibido por duas emissoras: pela Rede TV! no ano 2000 e pelo SBT em 2004 e novamente em 2006. A Rede TV! exibiu apenas as 2 primeiras temporadas e não houve muito sucesso na versão dublada. O SBT, que também passava a versão dublada, chegou a exibir o programa: nas manhãs de domingo, nas tardes de segunda à sexta e nas noites de quarta; só passou até a terceira temporada. Sem muito sucesso também.

OS PERSONAGENS

Clique aqui e confira o perfil de cada um dos FRIENDS.

CURIOSIDADES

• No episódio piloto de FRIENDS, Courteney Cox era quem fazia o papel de Rachel, enquanto Jennifer Aniston era Monica. As duas acabaram trocando os papéis a pedido dos diretores.

• O seriado começou intitulado Six of One e depois mudou de nome para Insomnia Cafe e Across the Hall, até acabar com o título que milhões de telespectadores em todo o mundo passaram a conhecer e amar nos últimos dez anos: Friends.

• A primeiríssima frase no primeiríssimo episódio foi "There's nothing to tell" e foi a Monica quem falou.

• O corte de cabelo de Jennifer Aniston, eleito o mais copiado dos anos 90/2000 nos EUA, foi criado por acidente, quando uma de suas amigas cortou o seu com gillete.

• A série Friends, iniciada em 1994, foi indicada 55 vezes ao prêmio Emmy (ganhou em seis), nove ao Globo de Ouro (ganhou um), além de conquistar cinco prêmios People's Choice.

• A inspiração para o café Central Perk, o ponto de encontro dos personagens de Friends, é o restaurante nova-iorquino Danal, que fica na 10th Street, no bairro do East Village, em Manhattan.

• Matthew Perry namorou com Julia Roberts depois de ela ter participado do seriado. Logo após o fim do relacionamento disse: "Ela deixa a pia toda suja de pasta de dente e fica a todo momento pedindo dinheiro emprestado".

• O filme favorito dos homens (Joey, Ross e Chandler) era "Die Hard" que no Brasil foi traduzido para o português como "Duro de Matar".

• Quando o episódio piloto foi aprovado pela emissora de televisão e virou um seriado, os seis amigos ganharam uma viagem para Las Vegas.

• O pai de Aniston era ator e atuou na novela "Days of Our Lives" (mesma novela em que Joey Tribbiani atuava).

• David Schwimmer foi o único que não fez teste para o elenco de Friends porque os produtores criaram Ross especialmente para ele.

• Matt LeBlanc usava calças de couro quando conheceu David Schwimmer e David não foi com a cara dele porque achou que ele era muito metido.

• Ao longo do programa, muitos artistas famosos fizeram participações especiais, como Tom Selleck, que interpretou Richard Burke, namorado de Monica na 2ª temporada; Bruce Willis, que interpretou o pai de Elizabeth, namorada de Ross na 6ª temporada; e Julia Roberts e Jean-Claude Van Damme, que participaram Aquele Depois do Superbowl, na 2ª temporada. Outros atores/atrizes que fizeram suas aparições: Brooke Shields, Reese Witherspoon e Christina Applegate (ambas como as irmãs de Rachel, embora nunca aparecessem juntas), Danny DeVito, Greg Kinnear, Paul Rudd, Aisha Tyler, Brad Pitt no papel de Will, dentre outros.

• Ursula, a irmã má de Phoebe, era originalmente de outro seriado, Mad About You, onde era uma garçonete esquecida e desagradável do Riff's, restaurante que os personagens Jamie e Paul frequentavam. Em um episódio de Friends, eles visitam o Central Perk e confundem Phoebe com Ursula. Possivelmente por razões legais (Friends era produzido pela Warner Brothers, Mad About You pela Columbia/Tristar), Paul Reiser e Helen Hunt não tiveram os nomes Jamie e Paul nesse episódio.

• Cada um dos seis amigos tem um curioso nome do meio. Phoebe, por ter sido abandonada pela mãe e posteriormente adotada, não sabe seu nome completo: Rachel KAREN Green - Joseph FRANCIS Tribbiani - Chandler MURIEL Bing - Monica ELIZABETH Geller - Ross STACEY Geller - Phoebe "?" Buffay.

• O episódio favorito de Friends para o público americano é The One with The Prom Video. O capítulo em que os seis amigos da série assistem a um vídeo caseiro sobre a festa de formatura de Monica Gellar e Rachel Greene.

• Vários finais diferentes de Friends foram gravados, a maior parte sem a presença do público que normalmente podia fazer parte das gravações no estúdio.

• Premiado com o Emmy, o seriado foi a comédia mais assistida e o quinto programa mais visto do horário nobre da televisão norte-americana nesta temporada, com uma média de quase 20 milhões de espectadores por semana.

• No primeiro episódio da 6ª temporada, nos créditos de abertura, todos os atores (+ David Crane e Marta Kauffman) aparecem com Arquette em seu sobrenome, uma referencia ao casamento de Courtney Cox na vida real. No final do mesmo episódio aparece uma citação desejando a Courtney e seu marido parabéns.

• Friends estreou em 22 de setembro de 1994, com o episódio Em que Monica ganha uma colega de quarto.

• Com exceção do episódio piloto (intitulado "O piloto" - "The Pilot") e o episódio final (intitulado "Episódio final" - "The Last One"), todos os outros começaram com "Aquele com...". Essa piada nasceu porque, apesar de todos os episódios de sitcoms possuírem título, raramente esses eram usados, e muito menos lembrados. Portanto, quando se referem a algum episódio de sitcoms, é costume dizer "aquele com...". No caso de Friends era "Aquele com (+ o acontecimento mais insignificante do episódio)...".

• Os criadores de Friends são Marta Kauffman e David Crane.

• A gravação do fim do programa foi marcada por choro, festas e trocas de presentes. Os produtores deram brincos de diamante para as três atrizes do elenco e abotoadeiras para os homens.

• O episódio final foi rodado na frente de uma platéia de 250 familiares e amigos do grupo, que tiveram de assinar contratos em que prometem manter o segredo sobre o fim da trama.

FALAS FAMOSAS

How You Doing? (Como você está?): Essa fala era usada por Joey para seduzir as garotas, e não tinha uma que não se derretia por dentro quando via ele fazendo um olhar sedutor para ela e dizendo: "How You Doing?".

Oh, no! (Ai, não!): Essa fala era usada por Phoebe, normalmente quando tinha algo errado. Essa fala não é tão famosa como algumas outras.

I know! (Eu sei!): Essa frase também não era tão famosa como "Oh, no", mas fazia todos rirem quando era citada. Era dita normalmente por Monica, mas todos também a falaram no decorrer das temporadas.

OH MY GOD! (Ai, meu Deus!): Essa era uma das frases mais famosas de todo o programa, que foi dita por todos, mas sem destaque. Quem dava o destaque nessa fala era Janice, onde ela sempre a dizia quando estava surpreendida, assustada, etc., com sua voz inconfundivelmente esganiçada.

Hi!: Era uma frase dita por Ross quando ele estava triste. Esse "Hi" era tão depressivo que os outros cinco já até perguntavam o que tinha acontecido!

I'm fine! (Eu tô legal!): Essa frase também era dita por Ross quando ele estava triste, quando a pessoas o perguntavam o que tinha acontecido e ele dizia que estava bem, sem estar, claro.

I'm Chandler! (Sou o Chandler!): Essa frase não marcava quando Chandler dizia, mas sim quando Joey mentia que seu nome era Chandler, para fazer alguma coisa errada ou que o incomodasse, como quando ele foi fazer as sobrancelhas em um salão de beleza. Mais tarde, Joey usa a versão "I'm Joey" para justificar acontecimentos nojentos, frutos do relacionamento secreto de Chandler e Monica.

Seven! (Sete!): Essa frase foi dita em apenas um episódio, em que Monica está mostrando para Chandler os pontos de sedução na hora da transa. Tem sete pontos. Ela começa a dizer uma combinação que ela gosta, que fica exatamente assim a frase: "You could start out with a little 1... a 2... a 1, 2, 3... a 3. 5! a 4... a 3, 2. 2... a 2, 4, 6... 2, 4, 6... 4! 2! 2! 4, 7! 5, 7! 6, 7! 7! 7! 7! 7! 7! 7! 7! 7! SEVEN!!!".

2 comentários:

  1. QUANDO ESTREOU A SÉRIE NO BRASIL?
    EU NÃO LEMBRO...

    ResponderExcluir
  2. Porque ose diretores da série deixaram a Rachel e o Ross se distanciarem tanto a ponto de não estáremetente mais apaixonados um pelo outro? 11986861599

    ResponderExcluir